Tecnologia muda perfil dos novos escritórios

A adaptação ao trabalho híbrido e a chegada de novas gerações ao mercado de trabalho têm provocado uma verdadeira transformação tecnológica nos escritórios das grandes companhias no país. São ambientes para experiências digitais, salas hiper-conectadas para reuniões com times remotos, estúdios de TV web e cabines para demonstração de produtos e serviços, além de telas de LED e painéis interativos para compartilhar conteúdos e valores que elevem o engajamento dos colaboradores.

“A tecnologia é um elemento fundamental na concepção de qualquer escritório hoje em dia”, afirma Sergio Athié, sócio da Athié Wohnrath — Arquitetura e Construtora (AW), especializada em projetos corporativos.

Segundo ele, o pedido mais recorrente dos clientes tem sido a melhoria da infraestrutura de equipamentos para elevar o nível de interação entre as pessoas nas reuniões híbridas. “Na rotina atual, nem todos os funcionários estão presentes fisicamente. As salas de reunião precisam ter telas mais amplas e som de alta qualidade para tornar o ambiente mais inclusivo para quem está distante”, explica.

Outro recurso novo muito procurado pelos clientes da construtora é o sistema eletrônico de agendamento de uso dos espaços, que permite reservar salas e dimensionar a duração exata de reuniões e atividades. “Os encontros têm hora para começar e terminar, o que traz para o mundo real a pontualidade que aprendemos a ter na pandemia. Além disso, permite organizar melhor o fluxo de pessoas no escritório e evitar reuniões improvisadas”, afirma Athié.

Estúdios de TV web profissionais também são uma demanda nova para os offices. Segundo Moema Wertheimer, da MW Arquitetura, esse tipo de espaço tem sido cada vez mais demandado e é essencial para a geração de conteúdo e difusão de conhecimento e da cultura organizacional, por meio de lives, podcasts e treinamentos a distância. “Os estúdios são prioridade para multinacionais e empresas com unidades espalhadas pelo Brasil”, explica.

MAIS ENGAJAMENTO

Na nova sede da auditoria e consultoria PwC Brasil, com projeto assinado pela AW em São Paulo, a tecnologia tem ajudado no engajamento dos colaboradores. Em pesquisa de satisfação realizada em abril, a abordagem tecnológica do escritório foi apontada como altamente relevante para 86% dos funcionários — 11 pontos percentuais acima do levantamento anterior.

A companhia tem reserva eletrônica de espaços, salas com persianas que modulam a entrada de luz natural e recursos audiovisuais que proporcionam melhor experiência de som e imagem. “Ambientes assim ajudam a atrair talentos, principalmente entre as novas gerações. Mas a cultura baseada na tecnologia é o que permite fidelizar essas pessoas, e isso diminui muito o índice de turnover”, informa Tatiana Fernandes, sócia da PwC.

Na Zona Sul da capital paulista, o novo office da Serasa Experian recebe visitantes e colaboradores em um túnel de LED com frenética projeção de imagens: de mensagens de boas-vindas a campanhas de mobilização interna. “Incentivamos as pessoas a absorver os conteúdos e interagir, tirar fotos para postar no Instagram pessoal e propagar nossos valores”, conta a gerente de Facilities, Aline Navarrete, que investiu R$ 25 milhões nos seis andares do novo escritório, também projetado pela AW.

“O objetivo é gerar um sentimento de pertencimento por meio da imersão tecnológica na cultura da empresa, inclusive naqueles que estão se candidatando a uma vaga”, afirma.

Valor Econômico, caderno Imóveis de Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *