Estrutura para carros elétricos impacta na estrutura dos imóveis 

A crescente venda de carros elétricos está gerando uma demanda para empresas especializadas na montagem de infraestrutura de carregamento dos veículos e também gera uma adaptação na construção de imóveis novos. Foram emplacados 93927 veículos leves eletrificados em 2023, crescimento de 91% em relação a 2022, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

“Esse crescimento pode ser ainda maior neste ano, devido a forte aceitação e de preços atraentes desses carros”, acredita Gabriel Guimarães, diretor comercial da Voolta, empresa especializada em equipamentos e infraestrutura de estação de recarga para veículos elétricos.

O mercado da construção civil já foi impactado pela presença dos carros eletrificados. Construtoras investem em soluções, desde pontos de carregamento individuais em residências até áreas compartilhadas em edifícios comerciais. Essa abordagem não só atende à demanda crescente dos consumidores, mas também posiciona os empreendimentos como inovadores e alinhados com as tendências sustentáveis.

A presença de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos tornou-se até um diferencial na valorização dos imóveis. Empreendimentos que oferecem soluções de carregamento destacam-se no mercado, atraindo consumidores preocupados com a sustentabilidade e o impacto ambiental.

Empresas líderes no setor imobiliário, como a EPO Engenharia, já incorporam em seus empreendimentos soluções de abastecimento para carros elétricos. Marcelo Carvalho, Diretor de Vendas do Grupo EPO, afirma que essa demanda é tanto um desejo quanto uma necessidade, e os imóveis com essa infraestrutura são mais valorizados. “Essa demanda foi apontada em todas as nossas pesquisas de mercado recentes, como desejo dos clientes. Acredito que não só seja um desejo, como uma demanda, e com isso oferece essa solução se tornou uma obrigação nos projetos”.

A Somattos Engenharia também se destaca, integrando sistemas de carregamento compartilhado em todos os seus empreendimentos atuais, como Home Residence, , Legacy, Lúmina Premium Residence e Epic Savassi. Além disso, o próximo lançamento, o Aura, previsto para 2024, oferecerá preparação de carga na garagem para os moradores.

Portal Segs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *