Cinco tendências do Mercado Imobiliário

A startup UBlink, proptech focada em locação, compra e venda de imóveis, chegou ao mercado há pouco mais de seis meses e já puxa a fila em inovações tecnológicas que são tendências, no curto prazo, e se mostram fundamentais diante das mudanças de comportamento aceleradas pela pandemia de covid-19.

“O amanhã é agora”, afirma Rogério Santos, um dos fundadores da UBlink. Com mais de 30 anos de experiência no setor imobiliário, o empresário listou algumas novidades do mercado:

1 – Volta aos grandes centros

Durante os dois anos de isolamento social e trabalho remoto, muita gente trocou a vida nos grandes centros pela possibilidade de morar mais perto da natureza, em cidades do interior ou do litoral.

Com a retomada do trabalho nos escritórios, ainda que parcial, vem ocorrendo um movimento de volta aos grandes centros em busca de mais praticidade, no dia a dia, e de maior número de opções de cultura e lazer, além de escolas de referência para os filhos. Isso se reflete na demanda por moradias para compra e aluguel.

2 – Digitalização e simplificação de documentos

A quarentena já tinha acelerado a necessidade do processo de digitalização de documentos e, em agosto deste ano, a MP dos Cartórios foi convertida em lei, possibilitando reduzir o volume de documentação para que quem compra um imóvel tenha segurança jurídica. O processo de compra e vendas está mais rápido, e há processos que levavam semanas e já podem ser realizados em poucos dias ou horas.

3 – Tomada de decisão baseada em dados

Cada vez mais, há dados disponíveis sobre o mercado imobiliário e indicadores que afetam o setor, como regras em relação ao potencial construtivo em cada área da cidade, malha de transporte público, hospitais e escolas no entorno de um empreendimento.

4 – Uso da tecnologia para conhecer detalhes do imóvel e para planejar a decoração

Se o tempo costuma ser escasso para quem procura um imóvel, o mesmo não se pode dizer em relação ao grau de exigência dos clientes, que só aumenta. Com a visita virtual a um imóvel, o consumidor consegue, além de ver a planta completa do apartamento, da casa ou da unidade comercial, ter acesso a informações como a posição do sol e tirar medidas dos cômodos para planejar o mobiliário e a decoração.

5 – Segurança

Em um mundo em que dados pessoais são cada vez mais compartilhados e que os relatos de crimes relacionados a inquilinos com informações falsas são crescentes, o cuidado com a segurança tem de ser muito superior ao oferecido pela média do mercado.

Negócios & Cia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *