Governo federal negocia ajuda da prefeitura de Niterói para retomar obras de condomínio do Minha Casa Minha Vida

Os moradores selecionados para o residencial Jardim das Paineiras, no Badu, aguardam as chaves dos seus imóveis há mais de três anos. O conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, com cinco blocos e 540 apartamentos, deveria ter sido entregue em junho de 2018, mas os trabalhos foram paralisados naquele ano, após abandono da construtora responsável. Para resolver o problema, uma vez que outras empresas não manifestaram interesse na obra, o governo federal negocia uma ajuda financeira da prefeitura para conclusão e entrega do empreendimento.

Hoje, segundo moradores da região, o condomínio está totalmente abandonado: devido à falta de vigilância (o que o governo federal nega), o espaço foi saqueado e vem sendo usado irregularmente com diferentes finalidades.

De acordo com uma moradora dos arredores, telhas, caixas de piso e janelas abandonadas no local pela construtora acabaram sendo roubadas. Ela afirma também que traficantes de drogas tomaram conta de uma parte do terreno e que, na frente do portão principal, funciona hoje uma boca de fumo. Além disso, acrescenta, partes do esqueleto de um prédio estão caindo, o bloco dos fundos estaria sendo usado para esconder carros roubados e a área comum do condomínio teria se tornado local de criação de cavalos.

Quem passa em frente ao Jardim das Paineiras constata a deterioração. O Ministério do Desenvolvimento Regional e a Caixa Econômica Federal alegam que foi realizada uma vistoria no Jardim Paineiras em 30 de junho, quando não foi identificada a situação relatada pelos moradores.

A Secretaria municipal de Habitação e Regularização Fundiária, por sua vez, afirma que há uma negociação informal com o governo federal para complementar o orçamento e concluir as obras mas que, para que isso ocorra, é preciso que a Caixa envie toda a documentação solicitada a fim de que se faça um estudo de viabilidade, inclusive jurídica, desse aporte.

O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *