Após anos de abandono, Estação Leopoldina será revitalizada

Terreno da estação Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Um acordo assinado entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Supervia promete revitalizar a Estação Ferroviária da Leopoldina, no Centro do Rio. O destino do terminal tem sido alvo de imbróglios na Justiça, desde 2013. Os trabalhos de restauro vão incluir reparos nos pisos, revestimentos, laje e instalações elétricas. A informação foi dada pelo jornal O Globo.

Pelo trato, a concessionária que administra o serviço de trens no Rio ficará responsável pela reforma das quatro plataformas por onde circulavam os trens e a gare, nome do pátio da área de embarque dos passageiros. Já o prédio de quatro andares na Rua Francisco Bicalho, é de responsabilidade conjunta da União e do Estado do Rio, que prometeu construir um Mercado Público. O projeto, contudo, ainda não saiu do papel.

Em nota enviada ao Globo, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que uma empresa foi contratada para realização do projeto necessário às obras futuras e que “foram estabelecidos entendimentos e providências administrativas no sentido dar início à efetiva restauração do prédio, além da busca por entendimento com ente federativo local”.

Pelo acordo entre a SuperVia e o MPF, os pisos e revestimentos centenários das plataformas serão recuperados, assim como a rede de iluminação e o sistema de águas pluviais. Já na gare, além das revitalizações, as telhas e o forro interno da cobertura vão ser substituídos, e os dois banheiros públicos existentes passarão por reforma. Também será instalado um sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

No interior da estação, será instalado, no prazo de até um ano após a conclusão da reforma, um centro cultural com investimento mínimo previsto de R$ 500 mil. As intervenções deverão seguir o projeto executivo que foi apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O MPF tenta a recuperação do espaço desde 2013. Em 2021, o juiz Paulo André Espirito Santo, da 20ª Vara Federal do Rio, declarou, após vistorias, que o cenário da estação era “deplorável” e “digno de dar vergonha”, com janelas quebradas, pichações, fissuras e restos de telas.

O prédio é de dezembro de 1926. Foi projetado pelo arquiteto inglês Robert Prentice e é tombado pelos institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac). E foi fechado em 2001 para passageiros, remanejados, então, para a Estação Central do Brasil.

Diário do Rio

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