“Para atrair investimentos para o Rio é preciso garantir três pilares: olho no longo prazo, segurança jurídica e viabilidade econômica do investimento”

A Comissão Especial do Plano Diretor da Câmara Municipal do Rio recebeu, nesta quarta-feira (18), em audiência pública, representantes dos setores da Indústria, do Comércio e de Serviços para debater o novo texto da lei em análise pelo Legislativo.

No encontro, o presidente da Ademi-RJ, Marcos Saceanu, reforçou a importância do mercado imobiliário para o desenvolvimento da economia do Estado e os impactos fortemente negativos de uma eventual retração do setor. Saceanu destacou que o retorno dos investimentos para a cidade do Rio passa por três pilares: olho no longo prazo, segurança jurídica e viabilidade econômica do investimento.

“Se não tivermos esses três pilares seguros, vamos caminhar para uma retração do mercado, e esse é um cenário que ninguém deseja, que afeta também a distribuição de renda”, alertou o presidente. “Para uma empresa investir no Rio ou aumentar sua produção aqui, certamente, terá atenção ao horizonte de dez, quinze anos, assim como a segurança jurídica será fundamental.”

Na mesma direção, o vice-presidente da Firjan, Marcelo Kaiuca, enfatizou a importância de um ambiente seguro e eficiente que garanta a retomada da capacidade produtiva para toda a cadeia, já tão afetada pelas crises sanitária e econômica.

Saceanu colocou a Ademi-RJ à disposição para novos debates sobre o tema e ressaltou que um bom Plano Diretor vai reforçar o protagonismo da cidade no cenário nacional.

O presidente do Sinduscon-Rio, Claudio Hermolin, também participou da audiência e falou sobre o cenário da Construção Civil e as expectativas em relação ao Plano Diretor. Para mais detalhes desta participação, clique aqui.

A audiência foi comandada pelo presidente da Comissão Especial do Plano Diretor, vereador Rafael Aloisio Freitas. Estiveram presentes, além de representantes setoriais e da sociedade civil, o presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, a vice-presidente da Comissão, vereadora Tainá de Paula, e o secretário Municipal de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro, Washington Fajardo, entre outros.

Clique aqui e assista a um trecho da participação de Marcos Saceanu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *