Redes sociais impulsionam vendas no mercado imobiliário

Cada vez mais as redes sociais facilitam e enriquecem a experiência de quem procura um imóvel para comprar e morar ou para investimento. Não se trata apenas de um mecanismo de venda, é também um canal de diálogo com eventuais clientes. 

A interação tem que ir além do desenvolvimento de sites com informações básicas. É preciso selecionar os canais de interatividade nas redes sociais, procurando o seu público-alvo e as ferramentas que tornam possível este cenário. O Brasil tem mais de 165 milhões de usuários de internet e o brasileiro passa 3 horas e 47 minutos por dia conectado às redes sociais, segundo relatório feito em parceria pela We Are Social e Hootsuite referente a abril de 2022.

São muitos os ambientes de interação com os clientes de todas as faixas etárias, localização e de poder de compra. Entre os mais populares, estão Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, TikTok, Linkedin e Whatsapp, além de plataformas especializadas. O TikTok, por exemplo, vem se destacando entre o público mais jovem que busca imóveis de alto padrão. 

Essas ferramentas são, cada vez mais, instrumentos de negócio, mas também de fortalecimentos de laços e confiança com as empresas. A pandemia de Covid-19 provocou significativas mudanças nos hábitos digitais em todo o mundo. Hoje, o consumidor quer encontrar o imóvel, contratar o financiamento, se for o caso, e fechar a compra através da internet, de qualquer lugar.

Por isso, deve-se fornecer uma experiência completa, com informações, fotos, vídeos e outros recursos. Ao buscar informações, eles querem encontrar todos os detalhes, como localização, fachada, os cômodos do imóvel, quais os serviços e comércio do entorno, documentação, financiamento, entre outros. 

É preciso refinar a apresentação e criar o desejo, falar do estilo de vida que o comprador terá com a aquisição, atendendo a cada bolso.

Para lançamentos, empreendimentos sem informação de qualidade na rede perdem credibilidade. Os compradores estão cada vez mais exigentes e querem chegar aos estandes de vendas ou aos imóveis escolhidos bem informados, preparados para tirar todas as dúvidas. 

EnFoco, por Richard Sonsol, Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (Ademi)

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