Produzir conteúdo está na ordem do dia, e o mercado imobiliário não poderia ficar de fora dessa tendência. Lançamentos com espaços para gravação de vídeos tornam-se cada vez mais comuns, atendendo um público que cria podcasts, posts para redes sociais ou apresentações formais de trabalho. A pandemia só potencializou a demanda por estúdios montados com equipamentos básicos, como jogos de luzes e microfones, e que permitam fazer uma produção mais profissional.
![Tendência. Pesquisa de 2019 já apontava demanda por esse tipo de espaço — Foto: CARVALHO HOSKEN / DIVULGAÇÃO](https://s2.glbimg.com/bLefZmdYZUBk3PPjXc_JbVewTGY=/0x0:3556x2000/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2022/g/g/TFGWOgQ8aJc7Qdx670fw/estudios-de-gravacao-carvalho-hosken-elos-live-box.jpg)
Mas, embora só agora comecem a pipocar residenciais com estúdios de gravação, a ideia não é nova. Já em 2019, o time de incorporação da Carvalho Hosken, em suas pesquisas de tendências, apontava para o crescimento da demanda por espaços de produção de conteúdo. Com o coronavírus e o isolamento social, houve um aumento exponencial no número de pessoas interessadas em se comunicar por posts e vídeos, de uma hora para outra.
—Todo mundo passou a gerar conteúdo e a produzir posts e vídeos em casa. Porém, isso gera conflito, às vezes, porque é preciso gravar no mesmo ambiente em que alguém está estudando ou trabalhando. Nossa ideia é ofertar um espaço profissional para os produtores de conteúdo, tanto faz ser um influenciador de moda ou uma professora de Matemática — explica a gerente de Incorporação da Carvalho Hosken, Talitha de Abreu Ribeiro.
A Carvalho Hosken montou o live box no Elos, um dos condomínios do Ilha Pura, o bairro planejado erguido pela empresa na Barra da Tijuca. Os moradores das 680 unidades poderão aproveitar o espaço que conta com ring lights e microfones. O ambiente foi projetado ao lado da sala de reuniões para deixar claro que se trata de uma área profissional. Para usar, basta o morador reservar horário na administração.
Home office
O Jardim da Barra, que a Calçada Empreendimentos Imobiliários ergue também na Região Olímpica da Barra da Tijuca, é outro que oferece espaços reservados a influenciadores e podcasters. O residencial terá 304 unidades.
O diretor Comercial da incorporadora, Bruno Oliveira, lembra que, com a pandemia, muitas pessoas se viram obrigadas a transformar suas casas em ambientes de trabalho. Agora, cabe às construtoras desenvolver prédios que atendam a essas novas necessidades.
— As pessoas continuam buscando espaços maiores, que ofereçam mais qualidade de vida e em que também possam trabalhar, seja em home office direto ou de forma híbrida, por exemplo. Muitas se tornaram produtoras de conteúdo durante a pandemia e querem continuar fazendo seus vídeos sem sair do lugar em que moram. O estúdio profissional, além disso, pode servir também para quem pensa em iniciar uma nova carreira — diz ele.
Por falar em nova carreira, o Lazuli, em Niterói, parceria da União Realizações com a Mônaco, será o primeiro do país com espaço dedicado à prática dos eSports. Com cerca de 80 metros quadrados, o egame arena terá computadores e estações para competição entre times, telão, arquibancada e a possibilidade de transmissão das partidas. E não fica por aí. Os moradores das 119 unidades contarão ainda com estúdios de streaming e de produção de conteúdo audiovisual para redes sociais.
— Nossa arena é um diferencial. Mesmo com o jogo rolando em ambiente virtual, os moradores poderão estar juntos — observa a diretora de Operações da União Realizações, Paula Barbosa.
O Globo