ANS aprova mais seis exames para covid-19 como itens obrigatórios pelos planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu mais seis exames que ajudam no diagnóstico para covid-19 como procedimentos obrigatórios a serem cobertos pelas operadoras de planos de saúde.

Os exames que passam ser cobertos no tratamento do novo coronavírus são os seguintes :

  • Dímero D (dosagem): esse procedimento já é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, porém, ainda não era utilizado para casos relacionados à covid-19. O exame destina-se a diagnóstico e acompanhamento para quadros de trombose.
  • Procalcitonina (dosagem): recomendado a pacientes em estado grave da doença.
  • Teste rápido para Influenza A e B e PCR em tempo real para os vírus Influenza A e B
  • Pesquisa rápida para Vírus Sincicial Respiratório e PCR em tempo real para Vírus Sincicial Respiratório: esses dois exames são indicados para diagnóstico da infeção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

“As novas incorporações buscam ampliar as possibilidades de diagnóstico da covid-19, especialmente em pacientes graves com quadro suspeito ou confirmado, e estão alinhadas às diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde para manejo da doença. Dessa forma, auxiliam no diagnóstico diferencial e no acompanhamento de situações clínicas que podem representar grande gravidade, como por exemplo, a presença de um quadro trombótico ou de uma infecção bacteriana causada pelo vírus”, informa a ANS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *