Atividade do setor de construção desacelera em janeiro, aponta CNI

O índice de evolução do nível de atividade na construçao ficou em 45,9 pontos em janeiro de 2021, com queda de 0,4 ponto na comparação de dezembro, revela a pesquisa Sondagem Indústria da Construção da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados variam de zero a cem, sendo 50 pontos a linha divisória entre aquecimento e redução da atividade do setor. Na comparação anual, o resultado de janeiro foi o primeiro negativo desde julho.

Segundo a CNI, todos os indicadores tiveram queda, como o número de empregados, a utilização da capacidade instalada e o nível de atividade no mês.

O dado que mede a evolução do número de empregados foi de 40,6 pontos em janeiro de 2021, com queda de 0,8 ponto na comparação com dezembro de 2020, e de 1,2 ponto ante janeiro do ano passado.

Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuou um ponto percentual, de 62% em dezembro de 2020 para 61% em janeiro de 2021.

Segundo a CNI, apesar da queda em janeiro, “os dados não mostram um cenário de reversão da recuperação ocorrida no fim do ano passado”, já que tal desempenho seria usual para o mês. “Percebemos uma desaceleração, mas não prevemos o agravamento, pois as expectativas futuras dos empresários da construção ainda são positivas”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Valor Investe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *