Multiuso com serviço de saúde: tendência no mercado nacional

Biofilia e bem-estar no átrio de espera das consultas do complexo Omni Home&Health, em João Pessoa CONSTRUTORA MASSAI/DIVULGAÇÃO

Conectar serviços de saúde com imóveis comerciais e residenciais é uma nova tendência do mercado imobiliário nacional. Em diversas capitais brasileiras, empreendimentos que combinam unidades para moradia, consultórios médicos e hospitais ou clínicas têm sido lançados com grande êxito de vendas.

Em São Paulo, a esquina da Rua dos Pinheiros com a Avenida Rebouças, na Zona Oeste, uma das mais valorizadas da cidade, receberá um complexo multiúso da gestora Tellus e da SDI Desenvolvimento Imobiliário. Além da torre residencial com 105 apartamentos, o empreendimento contará com a nova unidade do Hospital Infantil Sabará.

Com inauguração prevista para 2026, será o mais moderno e bem equipado complexo pediátrico do país, com projeto arquitetônico do escritório Perkins&Will e paisagismo de Ricardo Cardim. A unidade terá mais de 200 leitos de internação, pronto-socorro, centros cirúrgico e de diagnóstico e especialidades de alta complexidade para atender à demanda de pacientes de São Paulo e de outros estados.

Não muito distante dali, no mesmo bairro, a incorporadora you,inc inaugurou duas das três operações — Home, Health e Hotel — do Core Pinheiros. O empreendimento “mixed used” tem desde estúdio a unidades com até três dormitórios, um hotel Radisson com 152 quartos e torre de consultórios. No térreo, está prevista para ser inaugurada no início do ano que vem uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Sempre buscamos inovar em nossos empreendimentos. A combinação de moradia, hotel e serviços de saúde é algo novo na cidade e inédito aqui na região”, afirma Tatiana Muszcat, diretora de Marketing da incorporadora, destacando que São Paulo recebe muitas pessoas de fora para tratamento de saúde. “O empreendimento vem para atender esse público.”

Todas as unidades residenciais e os consultórios já foram vendidos. No momento, só estão disponíveis as suítes hoteleiras, sob gestão da Atlantica Hospitalit y International (AHI).

Em Mossoró (RN) e em João Pessoa (PB), a Construtora Massai lançou dois projetos da coleção Omni Life & Health, que combinam edifícios para moradia ou locação com operação médico-hospitalar, visando atender clientes do estado onde estão sediados e outros dos arredores.

“Aqui no Nordeste, é comum as pessoas precisarem viajar a São Paulo para ter um atendimento de saúde adequado. Nossa ideia com os empreendimentos é suprir essa demanda. Já vendemos 80% dos apartamentos e 67% dos ‘flats’, em geral, para médicos que adquiriram também um consultório”, comenta Alysson Nunes, sócio-diretor da Massai.

Os espaços já estão adaptados à legislação vigente e às normas da Anvisa sobre descarte de materiais contaminantes e coleta especializada de rejeitos médicos. Haverá ainda um elevador exclusivo para os profissionais de saúde.

Valor Econômico, caderno Imóveis de Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *