Plano Diretor flexibiliza regras para vagas de garagem na Barra da Tijuca

A aprovação pelos vereadores da revisão do Plano Diretor mudou em um artigo as regras de exigências de vagas de garagem na Zona Oeste da cidade, o que inclui Barra da Tijuca, Recreio dos bandeirantes e a região de Campo Grande e Santa Cruz. Assim que o novo texto for sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, novos empreendimentos lançados a até 800 metros de estações de transportes de massa só precisarão ter uma vaga a cada quatro apartamentos. Acima dessa distância, a exigência mínima será de uma vaga para cada 70 metros de área útil ou duas caso a metragem fique acima disso.

As construtoras terão autonomia para projetar prédios com mais vagas. Antes, a regra que valia, independentemente da distância para opções de transporte público, era ter uma vaga para imóveis com dois quartos; duas para três quartos; e três vagas para os apartamentos que tivessem mais de 150 metros quadrados.

As novidades, no entanto, ainda dividem opiniões.

— Nem todo mundo quer ter carro, e a infraestrutura de transportes melhorou muito com a reforma dos corredores dos BRTs. Para quem é saudável, uma caminhada de 800 metros é distância fácil de cobrir — diz o arquiteto Afonso Kuerns, que faz projetos na Barra.

O presidente da Câmara Comunitária do bairro, Delair Dumbrosck, por sua vez, defende o modelo anterior de estacionamentos:

—A Barra não é o centro de São Paulo, onde as pessoas se deslocam de transporte público para trabalhar. Isso é um bairro residencial. Geralmente os apartamentos são grandes. Para o mercado, vai ser um risco.

No resto do Rio, vale uma regra de 2018 em que as construtoras definem a oferta de vagas residenciais.

Extra

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