Pandemia interrompeu implementação de reformas estruturantes, diz Guedes

A pandemia interrompeu o processo de implementação da agenda de reformas estruturantes, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião da comissão mista do Congresso que acompanha as ações do governo no enfrentamento à covid-19.

Ele comentou que o Brasil foi bem-sucedido em fazer a transição política, de regime fechado para uma democracia “vibrante”, mas a transição econômica ficou incompleta, embora o diagnóstico da equipe fosse a necessidade de completar essa transição.

“Nós todos sabemos que o programa do governo era uma agenda de reformas estruturantes”, disse. “O Brasil gasta muito e gasta mal, esse sempre foi o nosso diagnóstico; o nosso modelo econômico nos conduz à ineficiência.”

O ministro reconheceu que governos anteriores avançaram rumo à descentralização de recursos para Estados e municípios, um dos pontos do programa de governo e centro da proposta de redefinição do pacto federativo que está em análise no Senado. Também a Constituição de 1988 foi nessa direção.

A transição incompleta, disse Guedes, trouxe problemas fortes até para a classe política e, por outro lado, a estagnação econômica. “O Brasil parou de crescer e tem desemprego em massa”, disse.

“No nosso primeiro ano, nós começamos a entregar”, disse. Foi aprovada a reforma da Previdência, derrubamos o rentismo, mantivemos os salários do funcionalismo público. Os recursos foram descentralizados em “altíssima velocidade”, disse. “Os recursos chegaram na ponta e, por outro lado, exigimos que essa verba não se transformasse em despesas permanentes.” Essa postura teve um custo político “enorme”, mas a missão do governo era evitar que os recursos se convertessem em aumento do salário para o funcionalismo.

“Havia uma descrença com a democracia brasileira e eu sempre dizia que a nossa democracia ia surpreender o mundo”, contou. Foi o que disse no forum de Davos, disse.

Mas, logo depois, veio a pandemia. “Fomos atingidos já em pleno entendimento”, disse.

Valor Investe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *