Profissionais do mercado imobiliário estão cada vez mais tecnológicos

Permanecer uma tarde inteira no decorado à espera do cliente, ou debaixo de um guarda-sol montado no loteamento ou em uma movimentada avenida, e a tiracolo muitos panfletos e folders de papel. Durante muito tempo, essas foram as principais ferramentas utilizadas por corretores de imóveis. Mas hoje, na era da tecnologia e das mídias digitais, elas estão perdendo espaço para um bom celular.

Uma pesquisa realizada em 2020, com os mais de 400 mil corretores de imóveis registrados no Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), demonstra que esses profissionais do mercado imobiliário passaram a adotar com mais intensidade os recursos digitais para vender e alugar imóveis, como a utilização de fotos profissionais nos anúncios em sites e portais (56%), o uso de videoconferência (51%) e as visitas aos imóveis por vídeo (47%).

“Imagens em 360º, telas interativas, realidade aumentada, decorados virtuais que podem ser acessados e visitados de qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje são inúmeras as ferramentas digitais disponíveis para os corretores usarem”, relata Gabriel Caixeta, diretor da Skyline Inovação e Produções.

Segundo Gabriel, a tecnologia resolve em grande parte as dores dos corretores de imóveis, que são a ponta da cadeia imobiliária que lida diretamente com o cliente. “As tecnologias digitais ampliam as possibilidades de trabalho do corretor, mas, sobretudo, facilitam a apresentação dos imóveis, assegurando que a informação será passada corretamente e de uma forma muito mais dinâmica e lúdica. Uma apresentação intuitiva, com uso de audiovisual e imagens em 360º, por exemplo, faz com que o cliente se sinta dentro do empreendimento que nem foi construído ainda”, descreve Gabriel.

Tecnologia é aliada

Corretores campeões de vendas e que hoje estão em cargos de gerência ou direção são unânimes em afirmar que a tecnologia nunca foi e nem será problema para aquele profissional que está sempre atualizado. “Se a tecnologia for extinguir o trabalho de alguém, será daquela pessoa despreparada, desatualizada, que não busca o contínuo crescimento, que não atualiza o conhecimento sobre técnicas de vendas”, frisa Juliano Junqueira, que atua no mercado imobiliário há 23 anos e hoje é sócio-diretor da Urbs One [braço do Grupo Urbs que trabalha com lançamentos de alto padrão]. Conforme Juliano, atualmente, 40% das vendas de sua equipe são oriundas de campanhas digitais.

Para Juliano, a tecnologia mudou muito a rotina de trabalho do corretor de imóveis, diminuindo, por exemplo, radicalmente o uso de papel. “E aí vem os contratos digitais, que estão se tornando cada vez mais comuns. Então você tem hoje como fazer a venda de um imóvel de forma totalmente digital. Na questão da apresentação temos, por exemplo, o recurso da visita virtual dos decorados, vídeos de alta definição que trazem a visualização de todas as plantas do empreendimento em 3D, você consegue entrar e visitar o apartamento de forma virtual”, elenca o diretor da Urbs One.

Juliano explica que as mídias sociais precisam estar presentes no dia a dia de trabalho do corretor moderno. “O corretor tem que estar ativo nas redes sociais com atualizações diárias. Tem que estar bem apresentável no Instagram, Facebook, no WhatsApp, que são atualmente as três principais ferramentas de comunicação digital que temos.”, ressalta.

Principal ferramenta

Atuando há 12 anos no mercado imobiliário e atualmente ocupando o cargo de sócio-diretor da Adão Imóveis, Manoel Lessa explica que o celular é hoje a principal ferramenta de trabalho do corretor. “O mundo tem se tornado cada vez mais mobile. Eu, por exemplo, tenho no meu celular todas as minhas mídias digitais, tenho meu CRM, meu email, relatório de resultados, além de diversos outros aplicativos e plataformas que me ajudam no meu dia a dia de corretor”.

Manoel destaca também as soluções digitais revolucionaram a forma como um corretor apresenta um imóvel para o seu cliente. “São ferramentas que ajudam muito no nosso atendimento, principalmente no que diz respeito à visualização, pois traz uma maneira diferente de ver o imóvel. O cliente hoje não quer mais folhear um folder, afinal é bem mais interessante e prático ele visualizar como será o seu futuro imóvel num painel digital, por exemplo”, ressalta.

Portal Segs

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