Fórum da Construção Civil da Firjan recebe representantes da Caixa e da consultoria Brain

No último dia 31, aconteceu mais uma reunião do Fórum da Construção Civil da Firjan, desta vez com uma pauta dedicada ao Mercado Imobiliário. Participaram como convidados o sócio-consultor da Brain Inteligência Estratégica, Marcelo Gonçalves, e o superintendente de habitação da Caixa no Rio de Janeiro, Cláudio Martins.

Na pauta, o consultor da Brain discorreu sobre o cenário do mercado imobiliário no Rio de Janeiro, mostrando os indicadores e perspectivas, enquanto Martins apresentou as soluções financeiras da Caixa no campo da habitação, entre as quais a abertura de financiamento de imóveis comerciais para as empresas e o plano empresário.

Sobre a linha de crédito comercial voltada às empresas, explicou que se destina à aquisição, construção, reforma ou ampliação de imóveis próprios comerciais, como galpões, salas ou lojas. “Esta é uma enorme oportunidade de negócios para a indústria da construção civil como um todo”, afirmou o superintendente, após apresentar prazos e condições do financiamento.

Sobre o plano empresário, atualizado recentemente pelo banco para estimular o mercado imobiliário a partir da facilitação do crédito e financiamento, ele destacou que oferece apoio à produção para construtoras e incorporadoras, com a simplificação na liberação de recursos, com redução de 50% dos documentos exigidos, além da agilidade na liberação das parcelas, entre outros benefícios.

De acordo com Martins, o novo plano empresário veio em um momento importante para o setor da construção civil, com as empresas precisando lidar com uma série de desafios, como SELIC e taxas de juros em alta, aumento dos materiais de construção e falta de insumos no mercado, ao mesmo tempo em que vive uma grande demanda por imóveis.

O Fórum da Construção Civil da Firjan é presidido por Marcelo Kaiuca e conta com o presidente da Ademi-RJ e VP do Sinduscon-Rio, Marcos Saceanu, como vice-presidente. Também estavam presentes, como associados Firjan e membros do Fórum, o vice-presidente do Sinduscon-Rio, Ayrton Xerez, e o superintendente da Ademi-RJ, Murillo Allevato. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *