Prédio comercial dos anos 1940 vira residencial

O Residence Jacques Pilon é um marco de revitalização do centro de São Paulo, segundo Mauro Teixeira Pinto, sócio diretor da TPA Empreendimentos, que ganhou prêmio Retrofit na categoria Empreendimento nesta 26.ª edição do Master Imobiliário.

As obras de renovação transformaram um edifício comercial, em ritmo de decadência, num moderno  residencial com unidades compactas, equipadas e decoradas, com serviços pay per use, destinado a locações de curta e longa duração.

Para o diretor, o retrofit resgatou “a exuberância do projeto de um dos arquitetos modernistas mais importantes do Brasil”. O edifício Irradiação, construído na década de 1940, é obra do francês Jacques Pilon, integrante de um grupo que redesenhou São Paulo em sua crescente urbanização, entre as décadas de 1930 e 1960.

Algumas obras – como Edifício Jaraguá (1939), Biblioteca Mário de Andrade (1942), Edifício São Luiz e o próprio Irradiação (1944) – mudaram a paisagem do centro da capital.

Eficiência. O retrofit incluiu eficiência nos sistemas instalados, como elogiou a comissão julgadora do Master. “Com a modernização das instalações elétricas e hidráulicas, a revisão e reforma das estruturas internas, a manutenção da fachada original e a construção de áreas comuns, o edifício entrou no século 21 com o que há de mais atual, contribuindo para revitalização da região central”, diz o júri em seu voto.

São 161 apartamentos em oito andares, com áreas de 20 m² e 41 m², já equipados e mobiliados, com serviços pay per use, espaço fitness e lazer na cobertura. A TPA fechou parcerias com empresas que operam no mercado de aluguel residencial com serviços.

O modelo adotado, que inclui decoração, assistência jurídica, manutenção e uma carteira de clientes corporativos, aposta na grande atividade econômica do comércio local para atrair inquilinos e hóspedes.

Para o arquiteto Marcos Ferreira Gavião, responsável pelo restauro do empreendimento, o trabalho de modernização refletiu o conceito de retroart.

“O Jacques Pilon é um dos prédios importantes para a arquitetura, e deve se tornar um exemplo de como é possível resgatar a história com qualidade”, afirma. Ele ainda enfatiza que, como ponto de origem da cidade, o centro é cheio de edifícios históricos.

O retrofit do novo residencial foi finalizado e entregue em abril de 2019. Idealizado para venda a compradores privados e a investidores para aluguel de curta ou longa permanência.

De acordo com Teixeira Pinto, o valor geral de vendas (VGV) do residencial é de R$ 58 milhões, com preço médio de R$14,5 mil o m².

Resgate. Fundada em 1974, a TPA investe na região central da capital atendendo à demanda por moradias. A oportunidade de resgatar um edifício, que representa a história da cidade, contribui para o movimento de recuperação do centro.

Os principais pontos do retrotif foram modernização das instalações elétricas e hidráulicas, revisão e reforma das estruturas internas, construção de áreas comuns e adequação do edifício ao século 21, além de revitalização de fachada, mantendo sua característica acústica original.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *